CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEFEL Nº 03.002497/2019

A Maratona do Rio também promove a cultura. Foi a partir desta ideia que surgiu o projeto Maratona com Arte, patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura, Universidade Estácio de Sá, IHS Markit, Bondinho Pão de Açúcar, Proseg, AquaRio e Cultura Inglesa.

Maratona com Arte democratiza o acesso à cultura e transborda o esporte. Além disso, estimula a criação e desafia as pessoas a contarem histórias através de diferentes expressões artísticas.

O projeto tem dois grande pilares, arte visual e música, desdobrados em 03 diferentes momentos: concurso cultural, exposição urbana e shows.
A democratização dessas duas vertentes são potencializadas dentro de uma plataforma abrangente da Maratona do Rio.

Concurso on line: será realizado através de inscrição no site www.maratonacomarte.com.br onde o deverá ser enviada uma proposta visual para customização da instalação e uma play list com 5 músicas que estejam alinhadas com a proposta visual. A partir daí, o público votará nos melhores trabalhos propostos que serão pré selecionados pelo público em geral. Destes trabalhos, uma curadoria composta por integrantes da organização da Maratona do Rio, diretores de arte e artistas, selecionarão os 3 melhores para serem reproduzidos numa instalação para ganharem vida e serem expostas. As instalações serão espalhadas pela cidade.

Exposição urbanda - Maratona Parade: Inspirada nas Cow Parade, a Maratona Parade será uma exposição urbana de 06 tênis gigantes que serão desenvolvidos por artistas convidados por curadoria e através de concurso cultural on line, com o tema "Maratona que Move".

Percurso Musical: Serão promovidos 7 shows pelo percurso da Maratona, a orla Carioca, com diferentes ritmos e performances genuínas do Rio de Janeiro que movem o carioca e todo o público. Será promovido um show no primeiro dia de prova e 6 seis shows no segundo dia.

Programação a Definir